S.Gens é um santo, Mártir , dos primeiros tempos dos cristianismo, antes da sua conversão, foi comediante.
Sofreu o Martírio, no ano 303, antes de lhe cortarem a cabeça por ordem do imperador Diocleciano, aplicaram-lhe grandes tormentos entre os quais o de lhe tirarem os rins com uma faca, estendido, no meio de dores horríveis, no cavalete de ferro.
Em virtude do seu martírio e da sua vida, S.Gens também é representado com uma faquinha na mão direita e na esquerda com uma taça, contendo os rins, e aos pés uma harpa, simbolizando a alegria pagã, que agora despreza, para viver, a alegria cristã( A união da alma com Deus) tão belamene expressada, no seu rosto sereno e no seu olhar cândido. Por estes motivos, S.Gens é invocado como Santo da verdadeira alegria, o advogado das grandes dores, principalmente dores de rins, e sobretudo o grande santo invocado nas operações cirúrgicas.
Oração
« ó Deus de toda a consolação, fonte perene das verdadeiras alegrias espirituais, concedei-nos, nós vo-lo pedimos, que, pela intercessão e auxílio do vosso bem-aventurado servo S.Gens confiadamente invocado como o santo da verdadeira alegria e especial protector nos momentos das grandes dores e operações cirúrgicas vivamos livres de todos os perigos da alma e do corpo e gozemos sempre as doces, puras e inefáveis alegrias da fé cristã por Cristo Senhor Nosso. Amen.