sábado, 28 de janeiro de 2017

Saõ Tomás de Aquino

Resultado de imagem para são tomás de aquinoT


Oração para antes dos estudos (S. Tomás de Aquino)

Criador inefável, que, 
no meio dos tesouros da vossa Sabedoria, 
elegestes três hierarquias de Anjos 
e as dispusestes numa ordem admirável 
acima dos Céus, 
que dispusestes com tanta beleza 
as partes do universo, 
Vós, a Quem chamamos 
a verdadeira Fonte de Luz e de Sabedoria, 
e o Princípio supereminente, 
dignai-Vos derramar 
sobre as trevas da minha inteligência 
um raio de vossa clareza. 

Afastai para longe de mim 
a dupla obscuridade na qual nasci: 
o pecado e a ignorância.
Vós, que tornais eloquente 
a língua das criancinhas, 
modelai a minha palavra 
e derramai nos meus lábios
a graça de vossa bênção.

Dai-me a penetração da inteligência, 
a faculdade de lembrar-me, 
o método e a facilidade do estudo,
a profundidade na interpretação 
e uma graça abundante de expressão.

Fortificai o meu estudo, 
dirigi o seu curso, aperfeiçoai o seu fim, 
Vós que sois verdadeiro Deus 
e verdadeiro homem, 
e que viveis nos séculos dos séculos.

Amen.




sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

DEUS É PAI
DEUS É SANTO
DEUS É DIVINO
DEUS MAGESTADE
DEUS É MESIRICORDIOSO


B.LERÇA

Beato Bartolomeu dos mártires



Resultado de imagem para beato bartolomeu dos mártires




Beato Bartolomeu dos Mártires nasceu em Lisboa, em Maio de 1551. Aos catorze anos entrou na ordem de S.Domingos. Ensinou Teologia no convento da Batalha. Em 27 de Janeiro de 1559 foi noamedo Acerbispo de Braga, cargo em que deu prova das mais raras virtudes. Participou no concílio de Trento, entre 1561 e 1563. Faleceu em viana do castelo , em 1590, depois de ter designado ao cargo de Acerbispo. A 23 de Março de 1845 foi publicado o decreto da Heroicidade das suas virtudes Foi beatificado pelo Papa João Paulo II,em roma, no dia 04 de Novembro de 2001. De 3 de Maio de 2014 a 18 de Julho de 2015 celebra-se o ano jubiliar do seu nascimento.

Oração
Senhor, luz dos fiéis e Pastor das Almas, que destes à vossa Igreja o Acerbispo Beato Frei Bartolomeu dos Mártires para apresentar o vosso povo com a sua doutrina e o iluminar com o exemplo da própria vida, fazei que, por sua intercessão preservemos na fé que ele ensinou com a sua palavra e sigamos o caminho que ele mostrou com o seu exemplo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amen

Oração a Santa Ângela de Merici

Resultado de imagem para santa angela merici
Deus, nosso Pai, 
abri o nosso entendimento para compreendermos que a vida é sempre
um acreditar mais uma vez;
um ato de fé que fazemos a cada passo, a cada instante, a cada dia, até 
o último momento de nossa vida. 
Santa Ângela a vós confiou toda a sua existência, os momentos tristes e felizes, 
os bons resultados e os fracassos, seus sonhos e pesadelos. 
De vós recebeu amparo, socorro, proteção até o fim.
Quando tudo nos parecer adverso, quando o mundo nos parecer mau e perverso, 
ajudai-nos,ó Deus de Amor e de Ternura, a continuar acreditando,
ter forças para dar mais um passo. 
Que saibamos o significado do que é viver plenamente a vida 
que nos destes: Amar-nosuns aos outros como Jesus nos amou.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

SÃO TIMÓTEO E TITO

26-01

Ambos colaboradores do Apóstolo dos gentios. Por isso o novo calendário inseriu-os logo após a festa da conversão de são Paulo.
Timóteo foi o discípulo exemplar: obediente, discreto, corajoso, trabalhador. Por essa razão são Paulo preferiu-o a João Marcos como companheiro no apostolado, na segunda viagem missionária no outono de 50.
Nasceu em Listra, onde são Paulo o encontrou na primeira viagem. Foi um dos primeiros a se converter ao Evangelho. Timóteo foi educado na religião hebraica pela mãe, Eunice, e pela avó, Lóide. Desde pequeno tinha grande amor às Escrituras. Acompanhou são Paulo a várias cidades: Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e até Roma. Por meio dele Paulo tinha, com maior facilidade, contato com as comunidades cristãs.
Entre 63 e 66, quando recebeu a primeira carta (1Tm), era bispo da Igreja de Éfeso, na segunda Paulo convida-o a passar o inverno com ele em Roma. É comovente a súplica do velho apóstolo ao filho Timóteo de trazer-lhe a capa que havia deixado em Trôade. Com certeza estava muito frio o cárcere romano. Timóteo presenciou o martírio de Paulo. Segundo uma tradição Timóteo foi martirizado em Éfeso no ano 97.
Tito foi o segundo grande colaborador de Paulo. Provinha do paganismo. Foi convertido e batizado por Paulo. Em 49 já estava com Paulo em Jerusalém. Paulo o chama “meu filho”. Foi seu companheiro na terceira viagem e ajudou-o a escrever uma carta aos coríntios.
Libertado da prisão romana, o Apóstolo passou por Creta, onde fundou uma comunidade cristã e confiou-a a Tito. Foi aqui que recebeu a carta de Paulo. É testemunha da Igreja apostólica. Tito foi depois a Roma avistar-se com o Mestre que o mandou provavelmente evangelizar a Dalmácia, onde seu culto ainda hoje é intenso. Segundo uma tradição, Tito morreu em Creta, após longa vida.
Extraído do livro:
Um santo para cada dia, de Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini.

CANÇÃO A VIRGEM MARIA

Imagem relacionadaMÃE QUERIDA ,MÃE QUERIDA TU ÉS TÃO LINDA! 
VÓS SOIS A SENHORA DA MINHA VIDA                                MÃE QUERIDA                                                                        VÓS SOIS A ALEGRIA DA MINHA VIDA                                  MÃE QUERIDA MÃE QUERIDA TU ÉS TÃO LINDA!
B.Lerça

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O UNIVERSO PERTENCE A DEUS!

AS ESTRELAS SÃO IMENSAS!
MAS O AMOR DE DEUS EM QUANTIDADE É MAIOR  QUE AS ESTRELAS E CHEIO DE AMOR POR NÓS

DEUS TOCA-ME NO MEU CORAÇÃO E NA MINHA MENTE!

O AMOR DE DEUS É GRANDE POR NÓS!
PORQUE ALÉM DE SER NOSSO CRIADOR É TAMBÉM UM PAI,CARINHOSO
E CHEIO DE MISERICORDIA POR NÓS!
AMEMOS O NOSSO PAI DO CEU COM MUITO AMOR POIS ELE É NOSSO PAI ACIMA DE TUDO!



B.LERÇA

Conversão de S.Paulo


Resultado de imagem para conversao de s.paulo



















Actos dos Apóstolos 22, 3-16

Naqueles dias, Paulo disse ao povo: «Eu sou judeu e nasci em Tarso da Cilícia. Fui, porém, educado nesta cidade de Jerusalém e recebi na escola de Gamaliel uma formação estritamente fiel à Lei dos nossos pais. Era tão zeloso no serviço de Deus, como vós todos sois hoje. Persegui até à morte esta nova religião, algemando e metendo na prisão homens e mulheres, como podem testemunhar o Sumo Sacerdote e todo o Senado. Recebi até, da parte deles, cartas para os irmãos de Damasco e para lá me dirigi, com a missão de trazer algemados os que lá estivessem, a fim de serem castigados em Jerusalém. Sucedeu, porém, que, no caminho, ao aproximar-me de Damasco, por volta do meio-dia, de repente brilhou ao redor de mim uma intensa luz vinda do Céu. Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, porque Me persegues?’. Eu perguntei: ‘Quem és Tu, Senhor?’. E Ele respondeu-me: ‘Eu sou Jesus Nazareno, a quem tu persegues’. Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. Então perguntei: ‘Que hei de fazer, Senhor?’. E o Senhor disse-me: ‘Levanta-te e vai a Damasco; lá te dirão tudo o que deves fazer’. Como eu deixei de ver, por causa do esplendor daquela luz, cheguei a Damasco guiado pelas mãos dos meus companheiros. Entretanto, veio procurar-me certo Ananias, homem piedoso segundo a Lei e de boa fama entre todos os judeus que ali viviam. Ele veio ao meu encontro e, ao chegar junto de mim, disse-me: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista’. E, no mesmo instante, pude vê-lo. Ele acrescentou: ‘O Deus dos nossos pais destinou-te para conheceres a sua vontade, para veres o Justo e ouvires a voz da sua boca. Tu serás sua testemunha diante de todos os homens, acerca do que viste e ouviste. Agora, porque esperas? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o seu nome’».

Compreender a Palavra

Celebramos a conversão de S. Paulo

Em Jerusalém Paulo é preso com a acusação de pregar contra o povo judeu e contra a sua leia e os seus costumes. Ao ser levado pelos guardas, pediu licença para falar ao povo. Erguendo a voz disse o que acabámos de ler nesta passagem do livro dos Actos dos Apóstolos. Dirige-se, então, ao povo em hebraico, o que deixa a todos admirados, e explica-lhes que é judeu e tudo o que se passou com ele, desde o tempo em que, em Tarso foi educado por Gamaliel e no seu zelo perseguia os cristãos até ao dia em que Jesus lhe apareceu na estrada de Damasco e o colocou aos cuidados de Ananias que o instruiu no mistério de Cristo, abrindo-lhe os olhos para ser testemunha diante dos homens. Recebeu o batismo e tornou-se discípulo de Cristo.

Meditar a Palavra

A conversão de Saulo deixa-nos várias pistas de reflexão. Esta conversão não é contada por outros de modo que possamos pensar que se trata de uma história imaginada, mas é o relato feito pelo próprio Paulo. A sua experiência foi vivida na primeira pessoa e narra a sua transformação de um perseguidor em apóstolo de Cristo perseguido por causa da fé. O Zelo é a caraterística fundamental do apóstolo. Cuidar do seu testemunho e do anúncio a todos para o bem de todos, para que Deus seja conhecido e amado. O cavalo de Paulo é igual ao nosso. Sentamo-nos bem alto, no cimo da nossa importância e do nosso orgulho. Julgamo-nos sábios e senhores e enquanto não cairmos não chegamos ao verdadeiro conhecimento de Deus e de nós mesmos. A cegueira mata sem qualquer distinção só pela diferença da pele, da raça, da cor ou da religião. A ignorância acompanha a cegueira e não permite chegar ao conhecimento da verdade. Persistir na ignorância é perder o caminho da vida. A resposta é dada por Ananias a Paulo “Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome de Jesus”.

Rezar a Palavra

Que queres que eu faça, Senhor? Estas palavras de Paulo na estrada de Damasco são as minhas palavras hoje, neste Damasco da minha vida. A euforia perante a minha razão, o delírio perante as minhas convicções, o êxtase diante das minhas verdades pode levar-me a matar tudo o que tem sinal contrário. Derruba-me deste orgulho que não me deixa ver que é a ti que persigo quando nos meus pensamentos, nas minhas ideias, na minha verdade não cabem todos os homens que tu amas com amor eterno.

Compromisso

Ouvir o outro na sua verdade é já aprender a amá-lo como Deus o ama.

EVANGELHO Mc 16, 15-18

Naquele tempo, Jesus apareceu aos Onze e disse-lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados».

Compreender a Palavra

O relato que escutamos na celebração da conversão de S. Paulo é tirado do final do evangelho de Marcos. Após a ressurreição Jesus aparece a muitos homens e mulheres em lugares distinto e em situações diferentes. Aqueles a quem ele apareceu tornaram-se mensageiro da ressurreição e correram a avisar os apóstolos que mostram dificuldade em acreditar. Jesus apareceu depois aos onze quando eles estavam à mesa e censurou-lhes a falta de fé e enviou-os por todo o mundo anunciar o Evangelho para que se salvem todos os que acreditarem. Aqueles que são enviados vão acompanhados pelo poder de Jesus sobre toda a espécie de mal, bem patente nos exemplos apresentados no texto.

Meditar a Palavra

Jesus não se deixa convencer da nossa falta de fé. Ele quer que a sua mensagem chegue a todas as criaturas e para divulgar a sua ressurreição todos servem. Jesus não faz distinção de pessoas e, por isso, serve-se dos que aparecem, homens ou mulheres, bons ou maus. Serviu-se dos onze apesar de eles terem mostrado dificuldade em acreditar e serviu-se de Paulo que perseguiu a sua Igreja. Hoje, é a mim que Jesus envia a anunciar a todos os homens a Boa Notícia da salvação trazida por ele e manifestada na sua ressurreição.

Rezar a Palavra

Senhor Jesus ressuscitado que apareceste aos teus discípulos confirmando-os na fé, concede-me a graça de experimentar a força da tua presença na minha vida para que seja uma verdadeira testemunha da salvação que ofereces a todos os homens. Que eu seja fortalecido pela tua graça para não me deixar dominar pelas forças do mal que obscurecem a mente e enfraquecem a vontade para que vença em mim a vida que brota da tua ressurreição.

Compromisso

Como Paulo, quero ser corajoso no anúncio do evangelho.
DEUS PROTEGE AS NOSSAS ALMAS
PORQUE TE AMAMOS MUITO!
LEVAI-NOS PARA O CEU QUE TANTO DESEJAMOS PARA ESTARMOS CONVOSCO.




B.LERÇA

AMAI O NOSSO SANTO DEUS!

ALEGRIA E FELICIDADE É DEUS QUEM NOS DÁ!


PORQUE DEUS É FELICIDADE DE TODOS NÓS!


B.LERÇA

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Santa Bárbara

Resultado de imagem para santa barbara santa da comunhão
Santa Bárbara nasceu na cidade de Nicomédia na região da Bitínia, onde hoje se localiza a cidade de Izmit, na Turquia, às margens do Mar de Mármara. Bárbara viveu no final do Século III. Foi uma bela jovem, filha única de Dióscoro, um rico e nobre morador de Nicomédia.
Dióscoro não queria deixar sua filha única viver no meio da sociedade corrupta daquele tempo. Por isso, decidiu fechá-la numa torre. Lá, ela era ensinada por tutores da confiança de seu pai. Porém, aquilo que parecia um castigo, começou a abrir a mente de Bárbara. Do alto da torre ela contemplou a natureza: as estações do ano, a chuva, o sol, a neve, o frio, o calor, as aves, os animais, etc. Tudo isso fez Bárbara questionar se aquilo era realmente criação dos “deuses”, como seus tutores e seu povo creditavam, ou se havia “alguém” muito mais inteligente e poderoso por trás da criação.



A Torre de Santa Bárbara

A torre atrás da imagem de Santa Bárbara é o símbolo mais conhecido da Santa. Seu pai não queria que ela convivesse em uma sociedade imoral e corrupta. Por isso, construiu uma torre, e lá trancou a filha para guardar sua beleza. Após a conversão de Bárbara ao cristianismo, ela mandou abrir uma terceira janela na torre, simbolizando a Santíssima Trindade, o que posteriormente causou seu martírio, uma vez que os cristãos eram perseguidos. A torre também simboliza Deus como refúgio do ser humano.Em algumas imagens a torre aparece em chamas. Quando o pai de Bárbara a degolou, matando-a cruelmente por ela ter se convertido ao cristianismo, na mesma hora um raio o atingiu, como castigo do céu, tirando sua vida. Por esse acontecimento, Santa Bárbara é invocada como a protetora das pessoas que trabalham com fogo: bombeiros, mineiros, construtores de túneis e militares.

O Cálice de Santa Bárbara

O cálice de Santa Bárbara simboliza a comunhão e a remissão dos pecados pelo sangue de Cristo na cruz. Simboliza também a conversão de Santa Bárbara ao catolicismo e sua proteção em favor dos agonizantes e moribundos, recordando que os devotos fiéis e sinceros tem a promessa de não morrerem sem os sacramentos.
A razão do meu viver é saber que existo!
Amo quem me criou, Deus é nosso Pai!
Quero ser livre como as aves que voam
pois assim poderia voar no horizonte terrestre!


B.Lerça
Devemos ser livres no pensamento e devemos ser respeitados pelo próximo!

B.Lerça

Não vos esqueceis que a Nossa Senhora é a nossa mãe!

A riqueza que temos na nossa vida é amar o próximo como a nós mesmos e a Deus tambem!

B.Lerça

Deus é magnifico

É preciso amar a Deus com todo o amor no nosso coração!
Devemos amar a Deus com gosto de paixão!

B.Lerça