Esta prece é dedicada ao rastro da paixão, quando levaram nosso senhor Jesus Cristo ao monte do calvário e ao desconsolo da virgem Santíssima, procurando seu filho e encontrado-o na rua da amargura, os quais unicamente com os olhos se saúdam . A seguir, devem-se rezar três credos a Cristo crucificado e uma Salvé Rainha.
Jesus Cristo desapareceu. A Virgem Maria vai procurá-lo de horto em horto e de roseira em roseira. Debaixo de um roseiral branco encontra-se um pequenino hortelão e a Virgem Maria suplica: " Por Deus, hortelãozinho, diz-me a pura verdade: não viste Jesus, Nazareno, passar por aqui?"
Ao que respondeu o interpelado: " Sim, senhora, eu o vi antes de o galo cantar. Leva uma cruz aos ombros, que o faz baixar-se, e uma coroa de espinhos que o trespassa e uma corda na garganta que vai a puxar. Encontra-se entre inúmeros judeus. " Caminhemos para o calvário, Virgem Pura! Por mais depressa que andemos, já o terão crucificado. Eis que lhe cravam os pés e já lhe cravam as mãos e já lhe dão uma lançada em suas divinas costas. O sangue por ele derramado está no cálice sagrado; o homem que o beber será bem-aventurado,será rei neste mundo e no outro, coroado. Quem esta oração disser, em todas as sextas-feiras do ano, tirará uma alma da pena e livrará as sua do pecado: será feliz guardado. Quem a sabe, não a diz, quem a ouve e não aprende, no dia do juízo, verá o que com ele sucederá. Ámen, Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário