sábado, 30 de janeiro de 2016

Resumo da vida de S.Filipe Apóstolo



São Filipe foi natural de Betsaida, na margem do lago da Galileia. Tinha casa, mulher e três filhas pequenas quando Jesus chamou para o apostolado com aquele «segue-me». Desde esse momento Filipe não vive senão para Jesus e para a sua causa. Logo que vê um amigo seu, chamado Natanael, comunica-lhe a alegre noticia de ter encontrado o Messias. Sente-se tão cheio da autoridade e força de Jesus, que às dificuldades, que lhe opõem Natanael, não responde senão da autoridade e força de Jesus, que às dificuldades, que lhe opõe Natanael, não responde senão com estas profundas palavras: Vem e vê. Sabia muito bem Filipe que, ouvir e conhecer Jesus, era decisivo para as almas de boa vontade.
São Filipe volta a aparecer na primeira multiplicação dos pães, junto ao lago Galileia. O Senhor quere-o provar e pergunta-lhe: « Filipe, como havemos de dar de comer a toda esta gente?»
Filipe, não pensava no milagre; olhou para os presentes, fez um cálculo e chegou À conclusão de o salário de 200 operários não bastar para começar e dar de comer a tanta gente. Deve ter sido homem simples e bondoso. No discurso da última ceia intervém ainda São Filipe com perguntas e respostas de grande ingenuidade. Não sabe ainda que o filho e o Pai têm a mesma natureza.
Quando Jesus pondera tanto as excelências e vantagens da união e conhecimento do Pai, diz-lhe: « Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». « Filipe, responde-lhe Jesus, quem me vê a mim, vê o Pai»
Depois da ascensão volta a ouvir-se uma vez o nome São Filipe, entre os apóstolos que esperam a vinda do Espírito Santo.
A seguir desaparece e somente pela tradição sabemos que esteve na Frígia e morreu na sua capital Hierápolis. Lá se lhe venerava no século II o sepulcro, e o de duas filhas que a Deus, consagraram a virgindade. A terceira foi enterrada no Éfeso.
A maior parte dos documentos antigos afirma que São Filipe morreu mártir no tempo de Domiciano. São João Crisóstomo diz
que o sepulcro de São Filipe em Hierápolis foi sempre célebre pelos milagres.



Oração


Senhor, que todos os anos nos alegrais com a festa do apóstolo São  Filipe, concedei-nos, por sua intercessão que sejamos associados à paixão e ressurreição do vosso filho, para chegamos à contemplação da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
São Filipe apóstolo sois uma das doze colunas que sustenta a verdadeira Igreja fundada por Cristo. Deus vos deu a graça de nos amparar nas dificuldades que temos ao longo da nossa vida.
Por isso excelso Apóstolo e glorioso mártir, vinde em meu auxilio para que possa cantar a infinita misericórdia do Senhor.

Rezar:
1 Pai Nosso
1 Avé Maria
1 Glória a Deus, por todos os dons concedidos a São Filipe.

Advogado de:
Sistema Nervoso
Do couro cabeludo(fortalecimento dos cabelos)
Das virgens e da boleia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário