Lázaro de Betânia é um personagem bíblico descrito no Evangelho segundo João como um amigo que Jesus teria ressuscitado, irmão de Marta e de Maria. Seu nome provavelmente do grego corresponde ao hebraico Eleazar (אלעזר), e significa literalmente "Deus ajudou".
De acordo com tradição católica, o Lázaro ressuscitado teria se dirigido a Provença depois da morte de Jesus em companhia de suas irmãs e de outras pessoas. Ele também teria sido o primeiro bispo de Marselha. Esta versão, porém, é contestada por historiadores [1]. Segundo registros históricos mais completos [2], para escapar da perseguição, Lázaro teria se dirigido para o Chipre, se estabelecendo na então cidade de Cítio, hoje Lárnaca, encontrando-se com o apóstolo Paulo e viveu por 30 anos. Sua tumba original, feita de mármore, estava localizada no local onde hoje está a igreja de São Lázaro (Igreja de São Lázaro em Lárnaca). De acordo com os registros históricos, os restos mortais de Lázaro foram levados para Constantinopla por ordem do Imperador Leo VI. Porém, em 1972 foram encontrados remanescentes dos restos mortais de Lázaro escondidos na igreja atual. O local onde estes remanescentes foram encontrados está hoje preservado sob a igreja e é aberto para visitação.
Na Idade Média tornou-se o padroeiro dos leprosos pela associação errada feita com seu homônimo, Lázaro (mendigo e leproso), narrado na parábola mencionada por Lucas - Parábola do Lázaro e do Rico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário